ANTONIO MIRANDA
ANTONIO Lisboa Carvalho de MIRANDA nasceu em Bacabal, ás margens do rio Mearim, na parte amazônica do Maranhão, em 05 de agosto de 1940, mas, com a família, “tomou um Ita no Norte e veio pro Rio morar”, onde viveu até os 26 anos de idade, quando se
auto-exilou, em 1966, na Venezuela (onde graduou-se em Bibliotecología) e depois na Inglaterra (onde recebeu o título de mestre em 1977).
[A biografia completa pode ser vista em:
http://www.antoniomiranda.com.br/sobreoautor/sobre_autor_index.html]
Veio para Brasília em 1978.
Pouco tempo depois comprou dois hectares de terra no município (hoje denominado Cocalzinho) na fronteira com o Distrito Federal, e nele construiu um sobrado para instalar sua biblioteca (hoje, 2021, com mais de 22.000 títulos de livros, revistas, e outras publicações convencionais e livros-de-artistas, que dão suporte, em parte, ao desenvolvimento do Portal de Poesia Ibero-americana, desde o início deste século [ www.antoniomiranda.com.br ] e à produção de TERCETOS FILOSÓFICOS, CIENTÍFICOS E POÉTICOS que estão sendo divulgados quase diariamente pelo INSTAGRAM...
Cabe ressaltar que o citado Portal é uma obra coletiva, com o apoio intelectual e prestígio pessoal de poetas e críticos literários de vários países e estados brasileiros, com é o caso de Goiás, com Salomão Sousa, um de seus grandes poetas e animadores culturais.
A Chácara Irecê, que expõe também gravuras e esculturas (em cimento e em madeira) de vários artistas, inclusive obras de Antonio Miranda (que no momento estão sendo filmadas para um programa de televisão) e serve aiinda para sessões de leitura de poesia com poetas visitantes de várias parte do Brasil e de outros países.
Ver foto com Antonio Carlos Secchin, da Academia Brasileira de Letras:
Antonio Miranda é autor de uma imensa obra literária (livros de poesia, científicos, romances, conferências, etc.) publicados desde 1954 — o primeiro livro-de-artista artesanal, manuscrito e ilustrado é de 1954, quando tinha 14 anos de idade. Edições físicas e digitais, com mais de 70 títulos, em várias línguas, publicados em diversos países:
[ http://www.antoniomiranda.com.br/obras_publicadas/obras_publicadas_index.html ]
Além de dezenas de participações em livros coletivos.
Uma ampla seleção de seus poemas, em mais de vinte línguas, pode ser visitada em:
[ http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_ilustrada/poesia_ilustrada.html ]
O Portal de Poesia Ibero-americana inclui (em 2020) mais de 7.000 poetas brasileiros, de cada um dos Estados do Brasil, de todos os países da América Latina, Caribe, Estados Unidos da América e Canadá e poetas de língua portuguesa da África e da Ásia, além de ensaios, conferências, entrevistas, vídeos, e-books, sendo que os poetas brasileiros estão também em outras línguas para as quais foram traduzidos. E uma seção de Poesia Mundial em Português com poetas de todas as épocas e de diferentes países com traduções em nosso idioma.
Como de praxe, os poetas são incluídos em Listas de cada país, e de cada estado brasileiro. No caso do Brasil, o nome do poeta aparece em mais de uma lista ou sumário, quando o autor imigrou para outro estado da federação ou para outro país. Por exemplo, nosso amigo Salomão Sousa, que vive faz muitos anos em Brasília, aparece nas listas de Goíás (seu Estado de origem) e no Distrito Federal
.
Por esse motivo incluímos o nome de ANTONIO MIRANDA também em Goiás, além do Maranhão... Sobretudo agora, aos 80 anos, aposentado, podendo visitar a Chácara Irecê em qualquer momento... E porque A.M. tem muitos amigos (vivos e falecidos) de Goiás. Ressaltando que, na condição de membro do CAPES/MEC, no século passado, andou muito por Goiás como consultor e professor, participando de projetos e programas de bibliotecas em Goiânia, inclusive na Biblioteca Pública e na Biblioteca Central da Universidade Federal de Goiás- UFG.
Os poetas Salomão Sousa e Antonio Miranda em um beco antigo de Silvânia, Goiás, terra natal de Salomão. Foto de Robson Corrêa de Araújo, julho 2007
|